2ª Via da CNH – Veja Como Emitir em Caso De Roubos – Perdas e Extravios

Hoje nós vamos falar sobre a 2ª Via da CNH, e mostrar como é feita a emissão em casos de roubos, furtos ou extravios. Além disso, é preciso se informar detalhadamente sobre os procedimentos que envolvem a Carteira Nacional de Habilitação.

A CNH é um dos documentos mais importantes no Brasil, tanto é que atualmente são quase 61 milhões de cidadãos que possuem a carteira nacional de habilitação. O estado de São Paulo é onde se concentra o maior número de condutores, isso porque consta mais de 20 milhões de motoristas.

Segunda Via CNH
Segunda Via CNH

Dessa forma, existem muitas CNHs que necessitam da emissão da segunda via. E as razões para este procedimento são muito variadas. Mas você sabe como fazer a emissão da 2ª via da CNH? Esta pergunta será respondida aqui em nosso artigo.

Por isso mesmo, te convidamos para fazer a leitura detalhada deste artigo onde vamos mostrar como é feita a emissão da segunda via da CNH, confira.

Como Emitir a 2ª Via da CNH em Caso de Perda do Documento?

Uma das principais razões para que os condutores de veículos solicitem a 2ª Via da CNH é a perda do documento, isso acaba sendo normal visto que são milhões de condutores que se utilizam da carteira nacional de habilitação em seu dia a dia.

Para fazer a emissão do documento em caso de perda, siga este passo a passo a seguir:

1 – Este procedimento pode ser feito online. Ou seja, o agendamento facilita bastante a emissão do documento.

2 – Acesse o site oficial do DETRAN – Departamento de Trânsito em seu estado, e clique na aba de CNH.

3 – Ao acessar a CNH no site, clique em emitir a 2ª via da CNH. Nesta etapa, é preciso informar os dados pessoais de acordo com que o site solicitar.

Faça o login com download.
Informe nome completo.
CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.
RG – Registro Geral.
Comprovante de endereço.

4 – Depois de solicitar a emissão da 2ª via da CNH, pague as taxas de acordo com o valor que o DETRAN estabelecer. Vale lembrar que não existe um padrão com valor das taxas, e por isso cada DETRAN pode cobrar um valor diferente.

5 – Ao fazer o procedimento de maneira correta, solicite o envio da CNH – Carteira Nacional de Habilitação para o endereço que foi cadastrado no ato de emissão. O documento vai chegar dentro de no máximo 7 dias corridos após a emissão.

O condutor de veículos em todas as categorias tem a sua disposição a opção de baixar em seu aparelho celular a CNH digital, mais conhecida como a CDT – Carteira Digital de Trânsito.

2ª Via Da CNH Em Caso de Roubo ou Furto do Documento

Os condutores de veículos também enfrentam problemas de roubos e furtos da CNH, por isso é preciso sempre conferir se o documento está presente em sua carteira ou no lugar onde ele costuma deixar que geralmente é no lado interior do veículo.

Para saber como solicitar a emissão da 2ª via da CNH em caso de roubo ou furto, veja as dicas que preparamos.

1 – Pensando em facilitar o procedimento dos condutores na emissão da 2ª via da CNH em caso de roubo ou furto, o motorista precisa apresentar apenas um documento de identificação, como o RG – Registro Geral, ou o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas.

2 – Mas se o condutor mudar de endereço, ele também vai precisar apresentar um novo comprovante de endereço que vai atualizar o destino de entrega do novo documento.

3 – Os condutores de veículos que necessitam emitir a 2ª via da CNH devem pagar uma taxa com valor de R $11,00 reais que é de envio pelo correio. Além disso, uma taxa de R $41,57 reais que podem ser pagas em um dos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bradesco e Santander).

4 – Um detalhe importante, é que as taxas do DETRAN devem ser pagas com documentos registrados em nome do motorista e com o CPF – Cadastro de Pessoas Físicas para comprovar emissão.

E para deixar o motorista seguro do procedimento realizado na emissão da 2ª via do documento, ele pode acessar o site do DETRAN de seu estado e verificar se a CNH está em processo de emissão e quando ela vai chegar em seu endereço de cadastro.

Como Emitir a 2ª Via da CNH em Caso de Extravios do Documento?

Antigamente, quando uma pessoa perdia ou tinha sua CNH roubada ou furtada, existia uma burocracia que atrasava demais o procedimento de emissão da 2ª via, como por exemplo fazer um B.O – Boletim de Ocorrência.

Mas as coisas mudaram, hoje você não precisa mais fazer boletins nem apresentar as razões da emissão da segunda via da CNH. Ou seja, basta seguir algumas dicas que fazem parte da solicitação que dentro de alguns minutos ela será feita.

Conforme já informamos aqui mesmo nesse texto, o valor das taxas de emissão em caso de documentos extraviados, é de R $11,00 reais para o envio pelo correio e mais R $41,57 reais para o DETRAN – Departamento de Trânsito.

Depois da solicitação a nova CNH vai chegar em seu endereço de cadastro dentro de no máximo 7 dias.

Informações Importantes Sobre a 2ª Via da CNH

É preciso que os condutores de veículos se informem de maneira correta sobre a CNH.

1 – A emissão da 2ª via do documento não altera a validade da carteira nacional de habilitação. Ou seja, ela continuará valendo até a data de vencimento.

2 – Além disso, a pontuação da CNH também não sofre mudanças, por exemplo, se seu documento está com 12 pontos comprometidos dentro do ano vigente, ele continuará assim até o final do ano.

3 – Se você ultrapassou os 40 pontos dentro de 1 ano em infrações a 2ª via da CNH não vai zerar seus pontos, sendo assim, você fica impedido de dirigir até fazer uma reciclagem no DETRAN da sua cidade.

4 – Caso haja a necessidade de renovar a CNH, o condutor do veículo não terá nenhum tipo de problema para fazer o procedimento. Basta ele preencher os requisitos que fazem parte da renovação que receberá seu novo documento com validade adequada de acordo com as leis de trânsito.

Sendo assim desejamos a todos que sejam bem sucedidos na emissão da 2ª via da CNH e que acima de tudo tenham o documento sempre em boas condições de uso. Boa sorte a todos!

Artigo Anterior
Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Guinchos / Reboques

Quer saber sobre guincho 24 horas na sua cidade? Clique no link e saiba mais.

Manutenção de Ar Condicionado automotivo

Veja como realizar manutenção, reparos e ter dicas sobre Manutenção de Ar Condicionado automotivo de todo o Brasil. Clique para ter as informações.

Nossas histórias

Leia nossos web stories clicando no link.