O que muda na Nova CNH? Saiba quando você terá a sua!

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) começará a entrar em circulação agora a partir de junho de 2022, já está sabendo? Está com dúvidas? Vamos te ajudar!

A alteração foi aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e visa aproximar a CNH com os demais modelos internacionais.

Imagem do modelo da nova CNH
Nova CNH – Carteira de trânsito terá novo modelo – Reprodução Diário Oficial da União

Essa decisão foi tomada em dezembro de 2021, foi publicada através da resolução de nº 886.

Porque mudou?

O governo alega que o novo modelo é mais seguro, além de obter mais informações que auxiliam no uso internacional do documento.

As mudanças dificultam as falsificações, bem como é possível a sua emissão em outros idiomas.

Preciso mudar a minha CNH que ainda está dentro da validade?

A resposta é não! Você não precisa alterar a sua CNH se ainda está dentro do prazo de validade, essa alteração será realizada de forma gradual conforme os motoristas irão renovando as suas habilitações ou emitindo a segunda via da CNH.

A nova CNH será física ou eletrônica?

A resolução determina que o condutor é quem irá escolher, se a habilitação será expedida de forma física ou digital, fica a critério do condutor, diz a resolução.

A nova CNH também terá o QR Code que armazena todas as informações do condutor, exceto a assinatura. Essa informação não é novidade, as CNH emitida após 2017 já estão sendo emitidas com essa informação.

Entendi, e agora, o que muda?

Categoria de veículos

A carteira nacional de habilitação será predominantemente nas cores verde e amarelo, trará uma tabela dos tipos de veiculo que o condutor está apto para dirigir, facilitando a identificação.

No total são 14 categorias de veículos diferentes, essa informação irá constar no verso da CNH, através de uma tabela.

Irá constar a informação se o condutor utiliza a CNH para trabalhar e terá um campo para observações de restrições médicas.

Identificação do condutor

No corpo do documento será possível a identificação se o condutor está com a “Permissão para dirigir” ou é motorista veterano.

Quando o condutor estiver com a Permissão para dirigir, irá constar a letra P na parte da frente do documento. Caso seja veterano, constara a letra D, que significa definitiva.

O documento terá duas numerações, a identificação nacional e um número de identificação estadual.

Uso internacional

Ao invés de contar o Estado de emissão como consta na CNH atualmente em vigor, o novo documento contará a sigla do Brasil – BR, o documento também terá versões além do português, versões em Inglês e Francês, para permitir que o condutor use o documento em outros países.

Também irá incorporar os códigos já utilizados no passaporte, o que vai autorizar que os condutores embarquem utilizando o documento.

Inclusão do nome social na nova cnh

Haverá a possibilidade de o condutor utilizar o seu nome social, bem como as filiações afetivas, conforme determinações legais.

Nova classificação dos veículos

A Contran determinou que seja utilizada a classificação das categorias do padrão europeu. A tabela classificatória será publicada dentre os próximos dias.

Qual a validade da CNH?

Não teve alteração referente a validade da CNH, permanece com o prazo de 10 anos para menos de 50 anos de idade.

Como faço a renovação da CNH?

O procedimento muda dependendo de cada Estado, mais todas as informações você consegue encontrar no site do Detran de seu Estado.

Para renovar a carteira e ter a nova CNH, o condutor não pode estar irregular com a sua habilitação, como bloqueada ou suspensa por multas.

Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Guinchos / Reboques

Quer saber sobre guincho 24 horas na sua cidade? Clique no link e saiba mais.

Manutenção de Ar Condicionado automotivo

Veja como realizar manutenção, reparos e ter dicas sobre Manutenção de Ar Condicionado automotivo de todo o Brasil. Clique para ter as informações.

Nossas histórias

Leia nossos web stories clicando no link.